Objetivo deste post é dar um exemplo de forma simples de uso de uma função com data por extenso. Vou usar if e else , mas poderia ter sido feito de outra forma com switch e case, mas a ideia aqui é fazer quem esta começando a programar colocar em prática o ato de pensar e não ter tudo na mão, por isso depois você mesmo melhore o código como você achar melhor. Vamos ao trabalho.
Salve o arquivo como o nome de data.php
<?php /* #Exemplo simples de function com if e else # Nome do arquivo: data.php */ function data(){ if (date('m')==1 ){ $data = 'Porto Alegre'. date('d').' de Janeiro de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==2 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Fevereiro de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==3 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Março de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==4 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Abril de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==5 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Maio de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==6 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Junho de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==7 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Julho de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==8 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Agosto de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==9 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Setembro de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==10 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Outrubro de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==11){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Novembro de 20'.date('y'); }elseif(date('m')==12 ){ $data = 'Porto Alegre, '. date('d').' de Dezembro de 20'.date('y'); }else{ $data = 'Devido ao um problema nao veremos as datas'; } return $data; } ?>
Salve o arquivo responsável por chamar função com o nome de chamadata.php.
<?php /* #Chama a function data #Nome do arquivo: chamadata.php */ include_once("chamadata.php"); echo data(); ?>
Conclusão:
Temos à variável $data que pega o resultado de nosso if que veio do resultado do nosso date(“m”); que nos mostra o mês que estamos então agora basta dar um return na variável $data e obter aquilo que ela pegou do resultado.
Então na pagina chamadata.php basta dar um include da pagina data.php e dar um echo no nome da função que nos mostrará o retorno que obtivemos do nosso if.
Comentários
Postar um comentário