FUNDAMENTOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO


Interrelação entre as Áreas Organizacionais.

 
Esse texto foi feito para um trabalho meu para faculdade em 09/08/2010


Marketing
É responsável por criar e divulgar a identidade visual da empresa, mas não fica só nisso: também planeja campanhas que reforça a marca do produto e prestação de serviços junto ao publico alvo (clientes).
O marketing de uma empresa é de fundamental importância para a sobrevivência de uma marca em um mundo de competição acirrada em relação a os seus concorrentes. Uma boa divulgação da empresa pode ser feita com a contratação de uma prestadora de serviço, nesse caso uma agência de publicidade que será responsável em criar o marketing necessário para fixação do produto nas mídias.
Mas tem empresas que preferem contratar profissionais diretamente para sua própria concepção de marketing existe farias formas de abordagem de marketing.

Finanças
E a parte, que em minha opinião, é o ponto chave de uma empresa por se tratar de lidar diretamente com os ganhos e gastos financeiros.
O setor financeiro e responsável por gerir, executar e fiscalizar o fluxo de dinheiro da conta da empresa.
Fazendo assim todos os pagamentos de sócios (Pró-labore), funcionários (salários), despesas com empresas prestadoras de serviços entre outros gastos internos e externos e etc.

Produção
Trata-se do produto que uma empresa presta como serviço para seus clientes.
Por exemplo: se a empresa é de moveis ela terá uma linha de produção onde pode ser de grande escala ou não.
A criação do produto com a maior qualidade e durabilidade com o menor desperdício de material. Garantindo também segurança para seus profissionais com EPIs necessários para zelar pela saúde dos mesmos.
Menos defeitos em um produto garante mais ganhos financeiros, pois esse produto não terá de voltar para fabrica para conserto ou troca por outro do mesmo modelo.
Uma boa linha de produto garante satisfação para seus clientes gera confiabilidade e facilitando assim o marketing. Pois produto bom propaganda boa.

Logística
Nada mais é que o planejando e controle dos recursos da empresa com sua melhor utilização reduzindo custos e também garantir um resultado de satisfação junto com aos seus clientes e fornecedores.
A parte de logística organiza o deposito (almoxarifado), busca e entregas de matérias entre outras coisas.

Recursos Humanos
É a parte que cuida da seleção do pessoal qualificado para determinada função na empresa e sua contratação, adaptação e treinamento dos mesmos para variadas áreas de atuação na empresa.

Conclusão

A relação entre as áreas citadas acima e crescimento de determinada empresa é de fundamental importância a estruturação e relação (diálogo) entre as equipes responsáveis e funcionários de todas as áreas.
Ambas juntas interagindo, planejando e executando tudo que seja necessário para o bom andamento da empresa.
Em si uma depende da outra.
Eder Quadros
Tecrs_eder@hotmail.com

Comentários